top of page

Perdão: um fruto da cruz.

  • Foto do escritor: Flávia Rocha Rufo
    Flávia Rocha Rufo
  • 15 de abr.
  • 2 min de leitura

Quantas vezes você, cara amiga, já pensou em não perdoar? Eu, muitas!


A vida a dois é desafiadora… Por vezes, nos perguntamos: “quantas vezes terei que perdoá-lo?” Nessas horas, sou lembrada pelo Espírito Santo de que Deus me perdoa uma, e outra, e outra, e outra vez. Ele provou Seu amor por mim através de Cristo na cruz. Então penso que se Deus tivesse pensado como eu, neste exato momento, certamente eu estaria em maus lençóis.


"Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5:8)

Confesso que o assunto “perdão” me confronta. Sem dúvidas confronta você também. Às vezes, acreditamos que perdoar é abrir mão da nossa dor, como se estivéssemos “passando um pano” no que aconteceu. Mas perdoar não é esquecer, nem justificar o que nos feriu. É, acima de tudo, uma escolha madura de não permitir que o passado continue ditando o futuro da relação – e a escolha de se parecer com Cristo.


No casamento, o perdão é tão necessário quanto o amor. Amar é fácil quando tudo vai bem, mas perdoar é amar mesmo quando se está ferida. E aqui vai um ponto importante: o perdão verdadeiro não caminha sozinho. Ele precisa vir acompanhado do desejo sincero de reparar, de reconhecer a dor causada e de mudar comportamentos. Em ambos. E é essa a parte difícil: entender que podemos ajudar o outro a minimizar seus erros muitas vezes. Se tanto o pedido de perdão quanto a sua liberação tiver esse intuito, a relação será restaurada e fortalecida dia após dia. Mesmo apesar dos tropeços.


Para nos fazer refletir que perdoar vai além das palavras Gary Chapman afirma que “os bons relacionamentos são sempre marcados pela disposição de pedir e conceder perdão, bem como pelo interesse na reconciliação”. A reconciliação é o espaço onde ambos reconhecem suas falhas e se encontram na verdade e na humildade. Consegue perceber o quanto isso é espiritual? É exatamente aqui que Deus deseja que estejamos; na verdade, na humildade, no perdão e na reconciliação.


Perdoar e pedir perdão é um caminho de cura. E ela sempre começa em Deus. Acreditar que o outro pode mudar, bem como você, é um ato de fé. Fé na restauração, fé na graça, fé Naquele que se entregou, fé no propósito do casamento. Que você não apenas se lembre do perdão de Cristo por você – mas escolha estender esse mesmo amor àquele com quem você divide a vida.

Comments


Siga-nos nas redes sociais:

Copyright 2025 . ELAS E ELE . todos os direitos reservados

Site desenvolvido por make. estúdio criativo

bottom of page